Você sabia que seu site, do jeito que está agora, pode estar fazendo você perder dinheiro?
Um site genérico, mal projetado e com design ineficaz compromete a experiência do usuário, o que, consequentemente, afasta visitantes e impede que fechem negócio com você.
Mesmo que você ofereça os melhores serviços ou produtos, se eles não forem bem apresentados no seu site, você estará rompendo com potenciais clientes.
Por isso, neste artigo, exploramos alguns dos erros mais comuns na construção de sites e como evitá-los para garantir que sua presença digital seja atrativa e funcional.
Carregamento lento das páginas
No ambiente digital, cada segundo conta, e quando falamos do seu site, é cada segundo mesmo!
Estudos evidenciam que mais de 50% dos usuários abandonam um site se ele demorar mais de TRÊS segundos para carregar.
Isso significa que, em poucos segundos, você:
- Deixou de fazer uma venda;
- Deixou de mostrar seus produtos/serviços a um cliente em potencial;
- Prejudicou o SEO do seu site, já que sites lentos tendem a ter baixa classificação nos resultados de busca, diminuindo o tráfego orgânico.
Como melhorar a velocidade de carregamento de um site?
Investir na velocidade de carregamento do seu site é essencial para o sucesso da sua página e seu posicionamento nos motores de busca.
Para melhorar a velocidade de carregamento:
- Otimize e compacte imagens e arquivos pesados;
- Minimize scripts e CSS;
- Utilize um bom servidor de hospedagem;
- Use o “Google PageSpeed Insights” para identificar pontos de melhoria.
Ignorar a experiência do cliente
Quando estamos montando um site, é natural nos empolgarmos e darmos muito foco ao visual e ao design (o que não é um problema). Porém, é preciso se perguntar: isso funciona para o usuário?
Seu site está sendo construído pensando na usabilidade e na experiência do cliente, ou apenas com base em gostos pessoais?
Ignorar a funcionalidade, focando em um design bonito, mas que não funciona, pode ser um dos motivos pelo qual seu site está afastando leads.
Como melhorar a experiência do cliente
A experiência do usuário é a sua mais poderosa ferramenta de marketing. Por isso, atente-se aos seguintes pontos:
- Entenda quem são seus consumidores, qual é seu público alvo, e construa um site com isso em mente;
- Mapeie a jornada do cliente, identifique os pontos de melhoria e otimize-os;
- Otimize a usabilidade do site e simplifique os processos de compra;
- Atendimento multicanal! Certifique-se de que o cliente tenha uma boa experiência em todos os canais.
Excesso de informações e navegabilidade confusa
Cores gritantes, GIFs, imagens em todos os pontos, animações, fontes diferentes… tudo isso pode confundir o usuário, dificultar a compreensão da mensagem e gerar uma poluição visual.
Além disso, uma pesquisa aponta que 79% dos brasileiros, sentem sensações dê: pânico e ansiedade diante do excesso de informações em determinados contextos. Esse fenômeno é chamado de Infodemia.
E, mais uma vez, caímos num problema já mencionado:
Quando o visitante tem dificuldade para localizar o que precisa, há grandes chances de abandonar o site. Uma navegação confusa, com menus desorganizados ou muitas opções, compromete a experiência do usuário
Como melhorar a navegação do site
A primeira impressão conta. Por isso, se ao acessar seu site, o lead tem dificuldades em encontrar informações como contato, serviços ou produtos em poucos cliques, ele vai embora.
Para otimizar esse ponto, atente-se às seguintes sugestões:
- Use fontes legíveis e harmoniosas;
- Combine espaços em branco em conjunto com imagens ou animações, para dar respiro ao conteúdo;
- Tenha uma hierarquia clara de informação;
- Aposte em menus simples e intuitivos;
- Destaque chamadas para ação (CTAs).
Como posso melhorar o desempenho do meu site?
Entendo que a sua empresa é a realização de um sonho, é um dos seus maiores bens. E o site do seu negócio é a principal vitrine da sua marca na internet.
Por isso, se seu site estiver com desempenho insatisfatório, gargalos ou não estiver recebendo leads como esperado, um desenvolvedor web pode tomar diversas medidas para diagnosticar e corrigir os problemas.
Entre em contato comigo para ter um site que vai além do design, sendo funcional, intuitivo, rápido e acessível. Aumentando as chances de reter leads, gerar conversões e destacar sua empresa no ambiente digital.