
Será que seu site está afastando clientes sem que você perceba? Sites lentos, desatualizados e difíceis de navegar podem prejudicar suas vendas. Veja 4 sinais de que está na hora de criar ou reformular sua página WEB!
Você sabia que sites desatualizados, mal feitos ou com muitos gargalos para o visitante, farão com que mais de 40% dos seus leads abandonem a página sem nenhum tipo de interação?
Além disso, mais de 35% deles também deixarão o seu site caso o conteúdo apresentando no layout não seja atraente.
Se você está em dúvida sobre quando reformular um site (ou criar um novo), este artigo traz quatro sinais de que sua empresa precisa dessa mudança.
Como saber se um site está com problema?
Saber qual é o momento de atualizar ou recriar o seu site pode ser complexo. Ainda mais quando você o julga como “bom o suficiente”.
Entretanto, é preciso entender que em um mundo corporativo tão competitivo, apenas ter um site bonito não é o suficiente. Termos como experiência do usuário (UX); SEO e responsividade devem ser prioridade na construção do seu site.
Se você está em dúvidas sobre quando reformular seu site, não se preocupe. Aqui estão quatro sinais de que sua página PRECISA de atualizações.
1. Taxa de rejeição
A taxa de rejeição — ou Bounce Rate — indica a maneira como os visitantes estão interagindo com o seu site. Uma alta taxa de rejeição significa que você está recebendo clientes em potencial na sua página, porém, eles estão saindo rapidamente.
Ou seja, o lead está chegando até o seu site, porém, o fecha logo em sequência, sem visitar as páginas ou navegar entre as abas.
Como posso melhorar a taxa de rejeição do meu site?
Os motivos para uma alta taxa de rejeição incluem desde um UX ruim, design mal otimizado até falta de informações.
Para reter seus leads:
- Garanta uma boa velocidade de carregamento do site
- Tenha um layout amigável
- Tenha um site responsivo
- Elimine pop-ups e anúncios em excesso
2. Site demorando para carregar
Segundo estudos do Google, mais de 50% das visitas tendem a ser abandonadas se a página levar mais de três segundos para carregar.
Outra estatística interessante, é a de que um site que carrega em até 1 segundo possuí uma taxa de conversão 3x maior do que aquele que carrega em até 5 segundos.
Ou seja, cada segundo conta! O tempo de carregamento ideal é de no máximo 5seg. Porém, quanto mais rápido, melhor.
Como melhorar o tempo de carregamento de um site?
Uma atualização do site pode acelerar o tempo de carregamento e corrigir problemas que possam estar deixando sua página lenta. Algumas soluções incluem:
- Utilize a ferramenta PageSpeed Insights para avaliar o desempenho
- Utilize um Web Design responsivo
- Otimize as imagens
- Atualize o CMS
3. Baixa experiência do usuário
Se os seus usuários acham difícil navegar no seu site, então ele consequentemente terá uma alta taxa de rejeição. Um bom site é aquele que ajuda o visitante a encontrar informações, de forma rápida e fácil.
Se a sua página tiver um layout excessivamente carregado, com muitas opções de menu e links mal direcionados, o visitante pode se sentir perdido e sem saber o que fazer, o que pode levá-lo a abandonar o site.
Como melhorar a experiência do usuário?
Ninguém gosta de se sentir perdido. Por isso, listamos abaixo pontos que você pode otimizar para tornar a experiência do usuário no seu site mais intuitiva:
- Simplifique o layout e priorize as informações mais importantes
- Limpe os menus e reorganize a navegação
- Garanta que os usuários saibam o que eles estão recebendo quando clicam em um link
4. O site não é otimizado para dispositivos móveis
Mais de 50% do tráfego global de sites vem de dispositivos móveis. Se sua página não for responsiva, você está perdendo valiosas oportunidades de venda e de se conectar com seus clientes.
Por isso, ao criar um site, não é exagero dizer que você deve priorizar a experiência no mobile. Um design responsivo fará com que seu site carregue e se adeque tanto em smartphones quanto desktops.
Como otimizar um site para mobile?
- Otimize o conteúdo de texto
- Converta PDFs em conteúdo da web
- Invista em um layout simples e responsivo
- Utilize imagens compactas
Como saber a qualidade do meu site?
Criar um bom site requer vários fatores:
- Design
- Navegação
- Otimização de SEO
- E experiência do usuário
Existem algumas ferramentas online que medem o desempenho de um site e podem fornecer insights para entender como sua página está reagindo:
- Google PageSpeed Insights – análise o desempenho de carregamento e classifica o seu site com uma nota de 0 a 100
- GTmetrix – fornece insights detalhados sobre o desempenho do seu site
A forma mais eficaz de garantir que seu site atenda a todos esses critérios e proporcione a melhor experiência possível é contar com um profissional de web design.
Não deixe que um site desatualizado afaste seus clientes! Entre em contato comigo e tenha um site otimizado, responsivo e pronto para transformar visitantes em clientes.